No século XIX, em uma época de instabilidade social, grande parte da população brasileira portava armas de fogo (Vírgula) principalmente por incentivo do Império. Atualmente, por mais que, com a criação do Estatuto do Desarmamento, a posse de armas tenha se tornado mais restrita e menos acessível aos civis, o Brasil ainda enfrenta um aumento na circulação de armas de fogo em território nacional. Nesse contexto, as raízes históricas e a insuficiência da segurança pública são signos (Reveja a seleção lexical) que refletem a persistência dessa problemática. (Muito bem. Apresentou a tema e formulou o tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é notório que, na história brasileira, por diversas vezes as pistolas, espingardas e revólveres foram ferramentas consideradas essenciais para a resolução de conflitos, geralmente sendo admitidas como instrumentos de "legítima defesa". Segundo o filósofo Jean-Paul Sartre: "A violência faz-se passar sempre por uma contra-violência [...]". Em outras palavras, justifica-se o uso da violência através das armas de fogo (Vírgula) pois, com elas, é possível prevenir ou encerrar a violência sofrida por outra parte. Nesse sentido, fica claro como o argumento armamentista da época é paradoxal e apenas gera um ciclo vicioso de violência, mas que, mesmo assim, continua sendo utilizado até hoje por defensores do porte de armas de fogo a civis, (Sem vírgula) devido à influência do pensamento imperial. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva)Além disso, a alta criminalidade, estimulada pela ineficácia das políticas de segurança pública, cria um ambiente propício ao contrabando de armas em larga escala. De acordo com o filósofo Rousseau: " O homem é produto do meio". Partindo desse pressuposto, um país com pouca segurança, intensas desigualdades sociais e construído através da violência e opressão incita o crescimento de atividades criminosas (Explore essa discussão com mais produtividade). Tendo em vista que o Brasil está em uma posição favorável ao tráfico de armas de fogo, a expansão criminosa garante um acesso mais facilitado às armas clandestinas e, consequentemente, permite que mais armas de fogo cheguem ao país.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema apresentado, faz-se inadiável a execução de medidas estratégicas para frear a circulação de armas de fogo no Brasil. Para tal, é papel do Estado capacitar eficientemente as unidades policiais e desenvolver novos planos de segurança pública para o país, por meio de investimentos e alterações legislativas, a fim de que a criminalidade no país diminua e a população não sinta a necessidade de utilizar tais ferramentas para sua proteção. Somente assim, será possível encerrar a "guerra" pelas armas de fogo. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |