No filme nacional ‘’Tropa de Elite’’, a posse ilegal de armas de fogo nas mãos de civis é constantemente alvo de problemas. Fora da obra cinematográfica, o corpo social brasileiro (Vírgula) devido ao aumento de crimes e violência, como forma de modo de segurança (Vírgula) agrava o mesmo impasse. (Truncamento)Tornando (Vírgula) assim, a convivência com um aumento significativo de perigos, por muitas vezes usar tal posse de maneira imprecisa. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, o aumento de crimes na atualidade contemporânea, (Sem vírgula) tem deixado diversos cidadãos com um sentimento de vulnerabilidade e desproteção, de tal maneira salientando a ‘’necessidade’’ de tomar posse de armas de fogo, afim a fim de acabar com a violência gerando mais violência, o que resulta em um ciclo vicioso. De acordo com as palavras de Sartre (Dois pontos) ‘’A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota’’. Ou seja, essa solução é prescindível. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o sentimento de vulnerabilidade dos civis diante dos perigos da sociedade, (Sem vírgula) poderiam se atenuar caso a taxa de criminalidade no Brasil diminuísse, já que esse é um dos principais argumentos para tal grupo social obterem armas de fogo. E para que essa diminuição seja significativa, mudanças na forma que vivemos precisam ser tomadas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, para que isso ocorra (Vírgula) o Poder Executivo afim (Vírgula) a fim de diminuir a criminalidade no Brasil, deve investir em programas de educação moral e social nas escolas, com intuito de moldar cidadãos com senso comum, e investir em tecnologias avançadas, como sistemas de segurança em altos níveis para que o perigo não permaneça constante. Assim, a porte de armas de fogo não será mais necessário para combater quaisquer tipos de criminalidade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |