Na segunda Guerra Mundial os judeus sofreram uma repressão aterrorizante por parte dos alemães. Nos dias atuais as armas ainda controlam vontades, calam pessoas,intimidam a todos e o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil reforça a desigualdade social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Durante o atual governo, no ano passado (Vírgula) quase 180 mil novas armas foram registradas, um aumento de mais de 90% em relação a 2019. Entusiastas alegam uma redução da violência pela autoproteção armada, mas os mais pobres que estão mais suscetíveis ao perigo não têm condições de se armarem. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Os mais afligidos vivem no meio do " fogo cruzado", (Sem vírgula) apenas aceitando que quem obtém os meios (armas, dinheiro) exerce o controle. Nos Estados Unidos (Vírgula) onde a posse de armas é algo bem comum (Vírgula) as leis são rígidas, matar alguém pode render uma pena de prisão perpétua. (Reelabore a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O poder público deve agir juntamente com a Polícia Civil e Militar a fim de extinguir a necessidade de se defender. Se as autoridades prenderem e regenerarem os criminosos os civis precisaram precisarão cada vez menos se sentirem impulsionados a fazer justiça com as próprias mãos já que a lei será posta em ação. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Evite uma argumentação limitada. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |