Segurança Pública - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 11/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988,  (Sem vírgula) prevê (Vírgula) em seu artigo 6°, entre outros direitos, o do acesso à segurança para todos os cidadãos brasileiros. Conquanto, apesar da carta defender esse direito, o mesmo   (Use quando houver ideia de igualdade) não é acessível para todos os cidadãos brasileiros (Vírgula) pois a constituinte é algo muito difícil de exercer-se na prática. Cabe discutir, no entanto (Vírgula) o aumento na circulação de armas de fogo no país, bem como a negligência governamental e a pouca abordagem da situação da segurança no Brasil. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar que a pouca atenção dos órgãos governamentais agravam o problema. Em 2018, o Rio de Janeiro foi alvo de uma intervenção federal na segurança pública. No entanto, apesar de meses do reforço na segurança do estado, pouca coisa mudou naquela unidade da federação. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Nesse cenário caótico, medidas precisam ser empregadas para amenizar a situação. O governo federal, juntamente com os dos estados (Reformule essa ideia), deve promover a segurança pública para as pessoas. (Truncamento) Através do emprego de armamento para a população brasileira, para que todos possam se proteger dos criminosos. Um sistema único de policiamento deve ser empregado para que se possa ter mais segurança. Dessa forma, o que está previsto no artigo 6° da Constituição pode se cumprir definitivamente na prática. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Evite uma argumentação limitada. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200