O perigo da proteção. - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 11/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) prevê (Vírgula) em seu Artigo 6°, alguns direitos sociais básicos, sendo um deles a segurança, inerente a todo cidadão brasileiro. Entre tanto Entretanto, tal prorrogativa tem sofrido insuficiência em seu êxito com o aumento de comportamentos agressivos dado grande parte (Problemas na construção de sentido), devido às autorizações das leis atuais que permitem o porte de arma de fogo e consequentemente causa o aumento de circulação delas no Brasil, sem o devido controle, colando  colocando em risco a população.

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, é possível afirmar que este aumento de circulação de armas nas mãos de civis, (Sem vírgula) foi um projeto aprovado pelo atual governo, porém, (Sem vírgula) com preparações muito básicas e superficiais, (Sem vírgula) pelo qual, (Sem vírgula) o individuo acaba não estando preparado para toda e qualquer tipo de situação. Nesse sentindo, isso coloca o peso de prover a própria segurança pessoal do cidadão, aumentando a possibilidade de um comportamento agressivo em cadeia na sociedade. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a vulnerabilidade daqueles que decidem não obter o porte de arma. Segundo a fonte do G1, dados feitos por pesquisas populacionais comprovam o aumento de homicídios devido a dobra de pose de arma em três anos de um novo governo. Diante disto, é notório que crescem as chances de perigos para estas pessoas que podem ser alvos destas agressões, como os negros, mulheres, crianças e aqueles que não fazem parte desse “grupo armado”. Logo, é inaceitável que desta maneira esta situação perdure no Brasil. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Entende-se (Vírgula) portanto por tanto, que existe a necessidade de combater esta situação. Para isso, é preciso que o governo (Vírgula) em sua área de segurança pública (Vírgula) tome medidas de prevenção, investindo ainda mais nas áreas de atuação da segurança, capacitando pessoas do ramo operacional, melhorando o material e equipamento de atuação, assim como, a remuneração adequada de incentivo profissional, a fim de que promova a segurança prevista em lei para a população de maneira correta, evitando o porte de armas a civis despreparados, propondo qualidade de vida para todos. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200