Atualmente, é notório o aumento crescente de civis com o porte legal de armas no Brasil, e é de suma importância que a segurança pública seja notificada em relação ao mau uso desse artigo de proteção na sociedade. (Explore mais as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Somente em 2020, o número de assassinatos foi superior a 500 mil mortes, tendo um aumento de 5% em relação ao ano anterior, sendo que o uso de armas de fogo deveriam ter como objetivo proteger e de defender pessoas. Entretanto, são usadas com o fim de interesse próprio, ferindo e causando danos a sociedade em geral. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Designada como artigo de proteção, o uso diário e primordial na vida dos cidadãos perde o significado. Afinal, os exercícios de autodefesa como artes marciais e lutas em geral podem ser usados em caso de necessidade, deixando o manuseio desse objeto letal a cargo da segurança pública. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) determinado aumento mais prejudica do que auxilia na vida cotidiana dos cidadãos. Portanto, são necessárias ações voltadas para a educação e conscientização do uso incorreto das armas de fogo, bem como, (Sem vírgula) leis mais rígidas que visam punir seu uso indevido. Além de, (Sem vírgula) criar um projeto para ser levado ao Congresso Nacional por iniciativa de deputados e apoiadores, em a favor do desarmamento civil e mais segurança em nossas cidades brasileiras. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |