Sociedade e o armamento no Brasil - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Comenta-se com frequência a respeito de armar a população brasileira com armas de fogo, sendo uma questão dividida entre a sociedade. É, de certo modo, visto como uma garantia de segurança para a população, em contrapartida, é também considerada o motivo do aumento da criminalidade e morte do país. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é valido ressaltar que o cenário brasileiro é caracterizado pela violência e pelo crime organizado, havendo um clima de tensão entre os policiais e governos estaduais. Elucidando esse fato, estudiosos da segurança pública veem com preocupação o aumento do armamento da população, que manifestou a volta do acréscimo de assassinatos em 2020. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo, é possível perceber os problemas da posse de armas com crianças morando na residência, havendo a possibilidade de uma criança pegar a arma e atirar em alguém acidentalmente, caso esse que já ocorreu no Brasil. Ademais, houve também casos de jovens que entraram na escola armados, seja este adquirido por compras ou furtado dos responsáveis, e organizaram uma chacina, matando estudantes e professores, acontecimento ocorrido no Brasil, em Suzano, e nos Estados Unidos, em Columbine. (Explore a discussão com produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Destarte, o porte e a posse de armas de fogo deveria ser debatido mais afundo pelo governo, deve ser considerado os antecedentes criminais do comprador, testes psicológicos têm de ser requeridos e se é realmente essencial o porte ou posse de armas para o indivíduo. (Evite períodos longos. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200