É inegável que as armas de fogo estão presentes em muitos momentos violentos da história mundial,como: Segunda Guerra Mundial,Regimes Ditatoriais, terrorismos e o atual conflito entre Israelenses e Palestinos,entre outros.Atualmente o Brasil padece com um aumento gigantesco de armas de fogo e consigo cresce a taxa de violência. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Observando o cenário atual do Brasil,não seria imprevisível isto acontecer,pois muitas pessoas possui fácil acesso às armas de fogo,seja jovens,adultos,menores de idades, todos que procuram ou desejam o armamento conseguem ilegalmente ou legalmente a mesma (Use quando houver ideia de igualdade),são facções armadas, terrorismo armado nas escolas,menores de idades armados,são várias ocorrências de homicídios com armas de fogo,roubo à mão armada,balas perdidas que ficam impunes,o que mais existe são casos televisionados para comprovar a verdade. (Evite períodos longos. Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Vale lembrar o que disse Cícero:"no meio das armas,calam-se as leis", (Melhore a coesão) é fato que existe facilidade para possuir uma arma,o próprio governo alterou os decretos e ampliou as facilidades para comprar e registrar armas de fogo,isto também incita muito o aumento e crescimento da mesma. As armas de fogo que deveriam trazer segurança para o povo,na verdade tem tirado e ceifado muitas vidas utilizadas nas mãos erradas,são pessoas despreparadas,até mesmo policiais despreparados,pessoas que possuem más intenções,mentalmente e psicologicamente ineptas. (Apresente as discussões com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados (Vírgula) deve-se reavaliar e melhorar as leis sobre o porte de armas,avaliar mentalmente e psicologicamente os indivíduos que desejam reter uma arma,combater a criminalidade,conscientizar e combater a exposição dos jovens ao mundo do crime,proibir menores de idades de possuir armas de fogo,inspecionar cada estabelecimento que vendam armas e punir aqueles locais que burlam a lei e vendem ilegalmente. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |