*Sem Título - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A obra "O grito", do pintor norueguês Edvard Munch, retrata uma figura em um profundo momento de desespero e preocupação. De maneira análoga à obra expressionista, tal situação de desconforto também se faz presente no atual cenário brasileiro, já que o tecido social sofre com as consequências do aumento da circulação de armas de fogo. Nesse sentido, é lícito afirmar que a mentalidade social e influência política contribuem para a perpetuação desse cenário negativo. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, é factível mencionar a mentalidade social como impulsionadora desse revés. Ao observar, nota-se a busca de soluções causada pela violência já que esta promove a insegurança e o medo de ser vítima. Dentre as formas encontradas, destaca-se o porte de armas visto como meio de proteção e defesa, mas o qual não resolve a causa em si, o que o configura apenas como resposta. Desse modo, os fatores não são combatidos, só há uma reação de mesma intensidade. (Reestruture e explore as discussões com produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a influência política contribui para a perpetuação da problemática. Para entender essa lógica, alude-se ao pensamento da teórica política alemã Hannah Arendt, a qual afirma que a maldade se tornou algo comum, pois o processo de prática formou indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, fazendo com que aceitem situações sem questionar. Sob essa perspectiva, a falta de senso crítico cria uma visão equivocada sobre informações difundidas pela influência política, parte desta tenta convencer o uso de armas e a apresenta como solução de modo irresponsável sem base em dados ou fontes confiáveis. Dessa forma, a falta de discernimento e a influência contribuem para o ponto de vista favorável à utilização. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indubitável a necessidade de mitigação do entrave. Para isso, cabe ao Ministério da Educação e os veículos midiáticos, como principais meios de transmitir informações em massa, abordar os impactos do uso de armas de fogo, por meio de publicações nas redes sociais e comerciais televisivos, a fim de conscientizar os expectadores dos aspectos negativos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200