Na música "Só agradece" (Vírgula) da artista brasileira Marina Peralta, há dois versos que dizem: "Não tem progresso sem acesso. Pense no gueto e é isso que eu te peço"; Contudo, relativo à circulação de armas de fogo, o fácil acesso impossibilita o progresso. Em um país como o Brasil (Vírgula) onde existe uma carência de investimentos na educação, jovens desamparados que deveriam encontrar apoio e incentivo dentro das instituições de ensino, sem sucesso, caminham em busca da mesma (Use quando houver ideia de igualdade) em outro lugar, grande parte encontra-a no "mundo do crime". (Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a jurisdição brasileira, a posse de armas é permitida à população acima dos 25 anos que comprove capacidade técnica e psicológica, com adição da necessidade da posse. Não obstante, a realidade não acompanha a lei, pois, (Sem vírgula) os indivíduos que almejam pela propriedade, de qualquer que seja o tipo de arma de fogo, demonstram-se sempre capazes de alcançá-la. Em sua grande maioria, não estando dentro dos critérios estabelecidos pela lei para consegui-la (Melhore a apresentação dessa discussão). O aumento da posse leva ao aumento da circulação, que, por sua vez, eleva os índices de violência e diminui a segurança da população. Ademais, possibilita eventuais acidentes, aumentando os riscos de mortes acidentais, o que agrava as taxas de mortalidades causadas por armas de fogo.
(Melhore a estratégia coesiva) É de suma importância, assim como Marina, ter em mente as pessoas desfavorecidas, que detêm menos recursos e menos acesso à informação, porque é justamente nas comunidades mais carentes que a circulação de armas de fogo se faz mais presente. A lacuna de instruções e oportunidades, que levam os jovens periféricos a seguirem um caminho único, o do manuseio e uso constante das armas de fogo, somada ao fácil acesso a meios destrutivos faz com que a cultura do porte de armas seja normalizada e propagada dentro das comunidades brasileiras. (Reestruture e explore com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, se faz faz-se necessário a maior fiscalização da posse e do porte de armas de fogo, assim como, (Sem vírgula) ampliação das leis que a permitem. Do mesmo modo que, (Sem vírgula) é essencial a conscientização da população em relação aos perigos eminentes de se ter armas de fogo circulando pelas cidades. (Truncamento) É imprescindível a criação de oportunidades a jovens carentes, o incentivo à educação de qualidade e a inserção no mercado de trabalho, são fatores cruciais para atingir a resolução deste problema (Melhore a progressão de ideias). Quanto mais perto formos capazes de chegar a uma sociedade como a da obra "Utopia" (Vírgula) de Thomas More, pacífica, colaborativa, igualitária, e justa, mais desenvolvido será o Brasil. Tendo em vista a particularidade de seu povo e a conjuntura da nação brasileira que se faz de verde e amarela, e não de vermelha como o derramamento de sangue que pode ser evitado.
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |