Entre os anos de 2019 e 2020 houve um aumento na circulação de armas de fogo no Brasil. Além do mais, o governo federal contribuiu para que isto acontecesse, apesar do Estatuto do Desarmamento ainda estar em vigor. Sem dúvida é uma afirmação diretamente proporcional: quanto mais armas em circulação, maior o número de homicídios. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Embora o Estatuto do Desarmamento ainda esteja em vigor no nosso país, o qual limita a comercialização de armas de fogo e munição em território nacional, o número de registro de armas aumentaram 183% em relação ao total de novos registros entre 2018 e 2017, segundo dados obtidos pela BBC News Brasil com a Polícia Federal.. (Uso inaequado da pontuação) A saber: mudanças normativas para facilitar o acesso a armas pelo governo federal e o incentivo do próprio presidente e de seus filhos, (Sem vírgula) auxiliaram neste aumento, dizem especialistas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Em virtude do aumento de armas de fogo no país tupiniquim, em 2020, dados preliminares mostram o aumento de homicídios em 5%, segundo pesquisadores da segurança pública. Este dado revela o quão é desfavorável o uso de armas por pessoas civis e que este meio de defesa não é recomendável. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações são necessárias para reverter este aumento de uso de armas no Brasil. Compete ao Poder Executivo promover a conscientização do uso de armas por meio de campanhas e divulgação em massa, para que as pessoas entendam e sejam esclarecidas sobres os problemas de se ter uma arma em casa, como exemplo, os acidentes domésticos. Além disso, lembrar aos cidadãos do estatuto do Desarmamento, documento importantíssimo no combate à criminalidade no país. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |