Armas de fogo: os aspectos inerentes a sua circulação - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, dispõe no seu artigo 144 que a segurança pública é um dever do Estado, direito e resposabilidade de todos. No entanto, como apontado pelos textos motivadores (Evite esse tipo de construção), o atual governo tem incentivado uma política de armamento da população dividindo parte da sua responsabilidade com o cidadão comum. Tal atitude tem aumentado a circulação de armas de fogo em meio a sociedade, evidenciando uma certa inação do Estado, bem como os interesses de uma indústria armamentista.

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, essa maior incidência pode estar relacionada com uma determinada ineficiência do Estado no combate a criminalidade. Nesse parâmetro, ao invés de se adotarem políticas que propiciem uma melhor segurança pública, o governo tem facilitado o acesso a armas de fogo, como se a diminuição da violência estivesse associada a um confronto direto entre as pessoas, cabendo cada qual promover sua própria segurança (Melhore a apresentação dessa discussão). Entretanto, ao observarmos as medidas de enfrentamento adotadas no Rio de Janeiro para coibir o tráfico (Explore essa discussão), percebemos que o uso de armas em confronto aberto tende afetar mais o cidadão comum através de uma bala perdida. Logo, esse fácil acesso, além de colocar a própria pessoa em risco, revela também a incompetência do poder público para resolver o problema da insegurança em nosso país.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, devemos considerar o aspecto econômico envolvido nesse tipo de política de armamento. Segundo o relatório elaborado pela consultoria Britânica Ômega Research Foundation, o Brasil atingiu em 2020 o faturamento de mais de US$ 1 bilhão com exportação de armas, nessa direção a flexibilização viabilizada pelo governo pode também aquecer o mercado interno desse setor, ao possibilitar o armamento da população. Diante disso, nota-se que o discurso de que as armas favorece uma suposta segurança está atrelado a essa rentabilidade, em que a indústria armamentista é a única beneficiada e a sociedade é quem sofre os efeitos nocivos desse tipo de liberalização. (Boa discussão) 

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário ações que diminua essa circulação de armas no país. Para tanto, a sociedade civil deve se organizar por meio de manifestações nas ruas e da abertura de ações civis públicas junto ao Ministério Público para requerer do Estado planos efetivos que venham combater a criminalidade através da adoção de mecanismos de inteligência para desarticular o crime organizado sem recorrer ao uso preponderante de armas. Em paralelo, o Congresso Nacional deve criar um projeto de lei que regulamente a liberação de armas com critérios mais rígidos, visando evitar o aumento da sua circulação. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Discussões pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200