As armas de fogo tem um grande poder sobre a sociedade, visto que os portadores muitas vezes se colocam acima dos desarmados, por uma sensação de poder. Para conseguir o porte, é necessário idade mínima, apresentação de documentos e passar por testes. Mas ainda há inúmeros casos de porte sem autorização. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Os defensores do armamento argumentam que as armas trazem uma sensação maior de segurança, mas apenas em relação a pandemia de covid-19, cerca 50.033 mortes foram notificadas, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Isso compreende a uma morte a cada dez minutos, e 4,8% a mais que 2019. A taxa do Brasil chegou a 23,6 homicídios por 100.000 habitantes em 2020, resultado pior que do ano retrasado - o menor índice da década. (Explore as discussões com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem. Como o líder Nelson Mandela disse: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", (Ponto final) Logo (Vírgula) faz-se necessário a fiscalização mais rigorosa na circulação de armas e campanhas de conscientização sobre o uso indevido, atos mediantes aos ministérios da Educação, da Justiça e Segurança Pública, ao SINARM (Desenvolva a sigla), e parcerias com instituições de segurança e de ensino, afim a fim de reduzir a circulação inapropriada e proteger a população. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |