Armas: segurança ou não? - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As armas de fogo tem um grande poder sobre a sociedade, visto que os portadores muitas vezes se colocam acima dos desarmados, por uma sensação de poder. Para conseguir o porte, é necessário idade mínima, apresentação de documentos e passar por testes. Mas ainda há inúmeros casos de porte sem autorização. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) Os defensores do armamento argumentam que as armas trazem uma sensação maior de segurança, mas apenas em relação a pandemia de covid-19, cerca 50.033 mortes foram notificadas, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Isso compreende a uma morte a cada dez minutos, e 4,8% a mais que 2019. A taxa do Brasil chegou a 23,6 homicídios por 100.000 habitantes em 2020, resultado pior que do ano retrasado - o menor índice da década. (Explore as discussões com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem. Como o líder Nelson Mandela disse: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", (Ponto final) Logo (Vírgula) faz-se necessário a fiscalização mais rigorosa na circulação de armas e campanhas de conscientização sobre o uso indevido, atos mediantes aos ministérios da Educação, da Justiça e Segurança Pública, ao SINARM (Desenvolva a sigla), e parcerias com instituições de segurança e de ensino, afim  a fim de reduzir a circulação inapropriada e proteger a população. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200