Armas de fogo: defesa ou ameaça - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988 é um documento que possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir um corpo social justo aos brasileiros. No entanto, mesmo diante desse arcabouço normativo, o aumento da circulação de armas de fogo ainda persiste no Brasil, o que demonstra limitação prática dessa carta maior. Nesse sentido, percebe-se que essa eventualidade se torna visível devido a uma falha na legislação vigente

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a falta de legislação eficaz funciona como um “facilitador” no que tange à compra de armas ilegais. Segundo Umberto Eco, "para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável". Dessa forma, nota-se uma lacuna, explicitada pela omissão de um código legal (Vírgula) o que acaba por promover maior acesso a armas proibidas. Como prova disso, segundos o Exército brasileiro, em 2020 foram apreendidas mais de 250 mil armas de fogo contrabandeadas, superando o ano anterior em 40% (Explore essa ideia com produtividade). Consequentemente, sem base legal, ações de remediação são impossibilitadas, o que facilita ainda mais a sua difusão nas ruas brasileiras.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro ponto que contribui para distribuição dessas armas é a impunidade. Nesse sentido, de acordo com Martin Luther King "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar" (Melhore a coesão textual) cabe perfeitamente, uma vez que está cada vez mais comum a população presenciar pessoas armadas circulando em ruas, como é o caso do estado do Rio de Janeiro, em que é frequente o “desfile” de pessoas armadas pelas ruas cariocas. Nesse sentido, como não existe impunidade rígida contra essas ações, a tendência é que aumente a circulação de armas de fogo, haja vista que os adquirentes não sofrem as consequências necessárias. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar a problemática em questão. Logo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública devem criar um estatuto que regulamente o uso dessas armas – que será debatido com profissionais e especialistas no assunto os meios para adquiri-las – por intermédio de entrevistas com os interessados, analisando o perfil de cada pessoa, como antecedentes criminais, aspectos psicológicos e também a realização de treinamentos, a fim que seja a amenizada propagação desses objetos ilegais. Por outro lado, o Poder Judiciário deve proporcionar maiores penas os proprietários de armas de ilegais, como detenção e multa de até 20 anos, como forma de combater essa adversidade presente na coletividade. Feito isso, a difusão de armas ilegais será, aos poucos, combatida. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200