No filme “Homem-Aranha: de volta ao lar” (Vírgula) do universo cinematográfico da Marvel, vê-se um super-herói clássico das histórias em quadrinhos em combate contra o crime na cidade de Nova Iorque. Logo, observa-se o antagonista da história, Abutre, um traficante de armas produzidas com insumos extraterrestres, característica chamativa para o mundo da delinquência. Embora seja ficção, o cenário brasileiro pode ser comparado com o filme a partir da percepção de uma característica em comum: a venda e a circulação de armas no país. (Melhore a relação entre as discussões e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o site da BBC Brasil, desde 2020 o país obteve seu número de armas registradas duplicado. Consequentemente, o país teve um acréscimo de cerca de 4% no número de mortes violentas. Assim, torna-se evidente que apesar da pandemia e do caos em território nacional, as problemáticas no campo de armamento brasileiro apenas aumentaram (Explore mais essa discussão), visto que (Vírgula) com acesso às armas, a violência civil cresce.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, segundo Roberto Darós, vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Espírito Santo, “...incentivar a aquisição e posse de armas de fogo pelo cidadão de bem não é uma política pública eficiente e aceitável no controle da violência urbana e pacificação da sociedade.”. (Sem ponto final) Diante disso, pode-se visualizar que o discurso político-ideológico que prevê “segurança” para os indivíduos é mentiroso, uma vez que cidadãos comuns não têm treinamento específico para utilizar armas. (A discussão apresentada precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. De forma democrática, congruente à Constituição de 1988, o Ministério da Segurança e o governo federal podem encaminhar um projeto de lei à Câmara dos Deputados com a proposta de tornar o registro de armas mais exigente. (Truncamento de ideias) A fim de diminuir a circulação de armas no país, diminuir a produção de armas e aumentar a burocracia podem auxiliar o Brasil no âmbito social e de segurança. Espera-se com essas medidas um país responsável e pacífico, que compreende que a violência não é a resposta para nenhum problema. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |