Título - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 10/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil o porte de arma de fogo não é legalmente liberado desde os anos iniciais do século XXI. Contudo, mesmo sendo proibido até os dias atuais (Vírgula) as armas de fogo nunca deixaram de circular em nosso país, tendo ainda um aumento dessa circulação nos últimos 3,4 anos (Vírgula) sendo que um dos, (Melhore a coesão textual) senão o maior motivo desse aumento é o incentivo do governo atual para que a população se arme e faça justiça com as próprias mãos, sendo ainda, (Sem vírgula) o grande difusor dessa ideia, o atual presidente da República, que desde a sua campanha para as eleições de 2018 vinha prometendo a legalização do porte de armas (Vírgula) além de adotar como "slogan" para sua campanha o gesto de fazer "arminha" com a mão. (Evite períodos longos, pois compromete a sua avaliação na competência 1. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Desse modo, nesses três anos de governo, Bolsonaro desburocratizou os meios (Essa ideia precisa ser mais desenvolvida) para que qualquer cidadão consiga um porte de arma no país, o que é muito repudiável (Vírgula) pois é dever do Estado garantir a segurança da população (Vírgula) assim como fazer-se valer a justiça, de modo a manter a ordem pública. (Reestruture as discussões. Evite perídos longos)

(Reveja o elemento coesivo mais adequado) Evidentemente a violência aumentou, juntamente com a insegurança e medo por parte da população. A criminalidade que já era alta, assim como as vítimas fatais também aumentaram, (Melhore a construção dessa ideia) além de ter crescido também os casos de mortes por armas de fogo em brigas e conflitos por motivos fúteis e os acidentes domésticos envolvendo crianças. Ou seja, a tentativa de diminuir a violência com o uso da mesma  (Use quando houver ideia de igualdade) foi um tanto frustante (Vírgula) pois como todos já ouviram violência só gera mais violência, sendo a responsabilidade dos órgãos competentes combatê-la fazendo valer leis mais rígidas sobre a criminalidade, além de garantir a segurança pública e cobrar do governo uma postura decente e exemplar. (Não apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200