O armamento civil em questão - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 04/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A música “Bulls on Parade”, da banda de rock Rage Against the Machine, critica a ação dos governos que não provém o básico, mas que facilitam o fluxo de armas entre seus cidadãos. Fora da canção (Vírgula) a realidade não é diferente, visto que governantes estimulam o armamento civil enquanto áreas básicas são preteridas pelo Estado. Prova disso é a questão do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, onde a posse e porte de armamentos é permitida para defesa pessoal e patrimonial. Entretanto, a liberação de armas de fogo ocasiona o aumento da violência e da sensação de insegurança. Além disso, outra problemática decorrente é o aumento do índice de acidentes e feminicídio em residências com armas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é importante destacar que existe a afirmativa de que o armamento civil é a solução para a violência crescente no país. Contudo, em 2020, ano em que foram registradas quase 180 mil armas no país segundo um levantamento realizado pela Polícia Federal, houve um aumento significativo de homicídios após dois anos em queda. Foram registrados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mais de 50 mil assassinatos. Tais estatísticas corroboram para a tese de que o armamento da população causa uma sensação de falsa segurança. (Boa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que as armas de fogo oferecem um risco à própria família. Isso porque a lei não prevê qualquer tipo de fiscalização do armamento, o que representa um perigo iminente para residências com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência (Reestruture essa discussão). No caso das mulheres, a chance de feminicídio aumenta ao ter uma arma de fogo em casa por conta da violência doméstica. Sendo assim, é importante ressaltar que em vez de garantir a autoproteção, o armamento de civis aumenta as chances de tragédias. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Reveja a estratégia coesiva) Com o objetivo de alterar o aumento da circulação de armas no Brasil, é dever do governo federal garantir a segurança dos cidadãos e integrar os órgãos de Segurança Pública através de investimentos, destinando verbas públicas para aprimorar os serviços de inteligência do país. Outrossim, cabe aos órgãos de Segurança Pública controlar rigidamente o fluxo de armas e munições por meio do aperfeiçoamento da marcação e rastreamento dos lotes de armamentos, realizando-as em operações policiais. Somente assim a realidade criticada na canção "Bulls on Parade" poderá ser modificada sem o estímulo à violência e à justiça com as próprias mãos. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200