A situação do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil pode ser comparada ao filme dos estúdios Marvel "Homem de Ferro", onde a empresa Stark, fabricante de armas, é associada ao aumento de mortes e violência ao que sua tecnologia é distribuída para muitos criminosos de forma desenfreada. Por meio disso (Vírgula) é notável que tal pauta é um impasse, assim como o estímulo de seu uso. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) De início, é importante destacar a cumplicidade do comércio de armamento no Brasil. Isso porque o aumento desses equipamentos pode ser relacionado à facilidade de compra e venda. Prova disso recai no crescimento de 91%(em relação a 2019) de novas armas (Apresente a fonte da informação) nas mãos do povo brasileiro. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar a influência exercida sob a população, de modo que elas sejam estimuladas a utilizarem de tais artifícios. Esse contexto envolve a participação do governo Jair Bolsonaro, que incentiva a sociedade a recorrer à prática armada como solução para a segurança pública. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou na amplificação de crimes de homicídio e violência na nação brasileira. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com o objetivo de minimizar a crescente circulação de armas de fogo no país, é dever do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, (Sem vírgula) supervisionar o comércio de armamento por meio de políticas que barrem a distribuição desmedida desses produtos, (Ponto final) Outrossim, cabe ao Ministério da Educação realizar palestras em espaços públicos a fim de conscientizar os habitantes a respeito dos riscos do porte de armas. Além disso, é de estimada importância que tal pauta não seja estimulada pelo próprio governador. Bem como disse o filósofo Immanuel Kant (Dois pontos) "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |