[Sem título] - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 04/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A “teologia do traste”, desenvolvida por Manoel de Barros em suas obras, tem como principal característica dar valor a situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Segundo essa lógica, faz-se necessário valorizar também a problemática do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, visto que ela é um grande problema em nossa sociedade. Desse modo, a fim de combater os males a respeito desse tema (Melhore a apresentação dessa ideia), é importante analisar a negligência estatal e como o acréscimo de mortes no Brasil está relacionado ao aumento de armas em circulação. 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a negligência estatal é um dos motivos que levam ao aumento da circulação de armas no país. Segundo a BBC News Brasil, ocorreu um aumento de 91% na circulação de armas no Brasil de 2019 a 2020. Diante disso, é necessário analisar o quão flexibilizadas foram as normas para a aquisição de armas, devido a esse grande acréscimo em apenas um ano. (As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade) Além disso, esses dados mostram-se extremamente alarmantes, visto que com mais armas em circulação em nossa sociedade há um maior perigo de acidentes e um aumento de mortes, uma vez que pessoas que não poderiam ter armas estão conseguindo adquiri-lás devido às flexibilizações. É perceptível, assim, a necessidade de uma maior rigidez no momento da compra da arma.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, faz-se necessário analisar como o grande número de mortes em nossa sociedade está relacionado ao aumento das armas em circulação no país. Richard Rorty, certa vez mencionou “que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos?”, (Ponto final) Ao analisarmos essa menção é válido pensar em como nossa sociedade vem se preparando para o futuro, devido ao acréscimo no número de pessoas que possuem armas e o grande aumento de mortes em nosso país, que podem estar relacionados, devido à flexibilização no porte delas (Vírgula) decretada por Jair Bolsonaro, que fez com que pessoas que talvez não pudessem adquirir armas agora tenham o direito de comprá-las. Por isso, vê-se que um país cheio de armas, (Sem vírgula) não significa um país seguro.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é de extrema importância que medidas sejam tomadas para diminuir a circulação de armas no país. Por isso, é necessário que o Estado juntamente com os vendedores de armamentos criem exigências mais rígidas para quem deseja adquirir uma arma, por meio da análise do seu psicológico, além da busca de informações sobre essa pessoa e a observação de que ela não possui antecedentes criminais, para que assim apenas pessoas responsáveis possam adquirir uma arma, afim  a fim de diminuir a circulação de armas de fogo no Brasil e com isso possamos viver em um país seguro, onde apenas cidadãos responsáveis possam adquirir armamentos.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200