O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 04/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto em que vivemos, a segurança pública é um assunto bastante discutido e a questão do porte de armas pela população sempre foi um de seus temas mais polêmicos. No entanto, o acesso facilitado à ao armamento por parte do povo causa o efeito contrário do esperado, uma vez que grande parte das pessoas comuns não estão aptas psicologicamente para estar em posse de uma arma e são frequentes os casos de acidentes fatais envolvendo ditas ferramentas. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, é importante ressaltar que a maioria dos cidadãos não tem condições mentais para se apropriar de um objeto tão perigoso que pode facilmente ferir outro cidadão, visto que um acesso de raiva repentino pode levar uma pessoa mentalmente desequilibrada e armada a atirar em alguém próximo. Segundo o Instituto Sou da Paz (ISP), metade dos casos de feminicídio nos últimos vinte anos foram causados por armas de fogo, e é de conhecimento geral que mulheres são as principais vítimas da violência seguida de uma explosão de fúria. (Explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depois, outro problema causado pela existência de armas dentro de residências civis são os acidentes fatais que podem ocorrer, con  com destaque para os ligados a crianças, que não sabem manusear uma arma de fogo e correm o risco de machucar a si mesmos ou terceiros de maneira acidental. Nos Estados Unidos, país onde o porte de armas é legalizado, cerca de 470 acidentes envolvendo armas de fogo aconteceram em 2018, fato que pode ser reproduzido no Brasil caso o porte de armamento é legalizado. (Explore o argumento com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante disso, conclui-se que faz-se necessária a intervenção. É imperativo que o Ministério da Segurança Pública invista mais recursos na segurança do país, aprimorando o preparo policial para que, assim, o porte de armas por civis não seja indispensável. Adicionalmente, são importantes ad  as campanhas de desarmamento para retirar armas de circulação, que devem também ser organizadas pelo Ministério de Segurança Pública. Assim, uma sociedade verdadeiramente segura será possível. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200