De acordo com a BBC News Brasil, o ano de 2020 marcou um aumento de 91% do registro de novas armas em relação ao ano anterior. Nessa perspectiva, a ascensão de armas no corpo civil geram indagações acerca da facilidade ao acesso por conta da (Cuidado com a marca de oralidade) relação do fortalecimento da violência e do número de mortes como reflexo ao implemento. (Reestruture as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é possível observar que a questão da propagação da violência possui íntima relação com a presença de armas. Segundo o escritor americano Barry Glassner, a "cultura do medo" difundida pela mídia influencia no consciente coletivo, gerando constante insegurança pela dramatização da violência. Nessa lógica, o aumento do número de gente armada cria um círculo do medo e da violência, o que gera o desejo em outros de possuir como justificativa de autoproteção, mas que culmina em maiores chances de violência por conta da posse de uma arma, como em discussões interpessoais. Com isso, o pensamento vingativo desenvolvido promove a expansão da brutalidade armamentista. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Faz-se oportuno, sob um segundo olhar, analisar o aumento de mortes como efeito à presença desses equipamentos. Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os índices de assassinatos registrados cresceram em 4,8% em 2020 (Vírgula) em relação a 2019. Tal conjuntura pode ser observada no chamado " efeito surpresa" proposto pelo médico americano Arthur Kallerman, o qual propõe que a simples menção de acessar a arma desencadeia a contra-reação do agressor, sendo, portanto, maior a probabilidade de morte da vítima em assaltos, por exemplo (Melhore a apresentação dessa ideia). Dessa forma, a ampliação de armas à população pode gerar mortes que poderiam ser evitadas.
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, portanto, que o armamento civil desencadeia mais impasses do que soluções. Logo, cabe ao governo federal, a partir da análise detalhada dos dados de violência e homicídios por armas de fogo, juntamente com órgão de segurança pública desenvolver, por meio das mídias sociais, propagandas didáticas das possíveis situações agravantes na presença de armas, a fim de desenvolver críticas construtivas em cada cidadão acerca do porte de armas em demasiado na sociedade. Assim , o ciclo do medo poderá ser atenuado com menos armas na coletividade. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |