A motivação errada - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 04/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em virtude do cenário político atual, adquirir uma arma de fogo está cada vez menos burocrático, fazendo com que os índices de porte de arma, hominídeos (Vírgula) em contrapartida, a auto-segurança, aumentem consideravelmente. O que deve ser levado em consideração, são aquelas pessoas de caráter violento que estão cotidianamente inseridas em intrigas, e com a facilitação de armas de fogo essas intrigas podem levar à morte. Entende-se (Vírgula) portanto, que armas insinuam a violência e a violência é inimiga da paz. (Melhore a contextualização do tema)

(Reveja a estratégia coesiva) Não são as armas que vão deixar a população mais segura, o direito à segurança é de todo cidadão brasileiro, e cada indivíduo deve compreender que a luta não é pela facilitação das armas, mas dos direitos do cidadão que estão sendo sucateados. Se os mercados estiverem oferecendo leite em má conservação para a população, a solução não é cada indivíduo comprar uma vaca, mas buscar seus direitos de consumidor, o provedor não está cumprindo o seu papel! (Reestruture a discussão apresentada) 

(Reveja a estratégia coesiva) Entusiastas do uso de arma, (Sem vírgula) defendem arduamente que a violência nunca terá fim, e o livre porte de armas tem auxiliado na proteção das “pessoas de bem”, contudo deve-se refletir, que o aumento de armas de fogo não resulta apenas na auto-proteção, mas (Vírgula) consequentemente, no aumento de assaltos à mão armada, violência doméstica e assassinatos. É o “efeito dominó”, não pode-se pensar apenas em um conjunto de pessoas sem pensar em outro, e a pergunta que fica é : Vale a pena? (Reestruture a discussão apresentada) 

(Reveja a estratégia coesiva) Incentivo a agressão gera agressão, o ideal seria que apenas militares fizessem uso de armas de fogo, e civis não se preocupassem com isso, entretanto o porte de armas está aumentando nos dias de hoje, e para que ocorra a diminuição da violência cada um deve conscientizar-se, perguntando a si mesmo: eu quero compactuar com a violência? Se cada indivíduo tiver a ciência de que o porte de armas de fogo gera violência, logo teremos autoridades políticas que prezam pela paz. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões conforme a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200