*O perigo do aumento do fluxo de armas de fogo no Brasil* - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 04/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o massacre ocorrido na escola de Suzano, em 2019, levantou-se um grande debate sobre a flexibilização do acesso às armas de fogo no Brasil, visto que, (Sem vírgula) esse porte contribuiu para a realização da chacina em Suzano. Em consonância com o ocorrido, nota-se o aumento da violência em virtude ao crescimento da circulação de armas de fogo no país. Isso ocorre seja pela incapacidade da população em portar armas de forma segura e responsável, seja pela negligência governamental nesse âmbito (Muito bem. Formulou a tese). Assim, torna-se evidente que, (Sem vírgula) o aumento do fluxo de armas de fogo no país, (Sem vírgula) desencadeia o aumento de ações violentas na sociedade brasileira. 

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, acerca da lógica referente à ampliação da violência decorrente do aumento da posse de armas de fogo no país, é válido retomar a desqualificação da população ao se ter contato com um armamento. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2020, 78% das mortes foram causadas por armas de fogo, e, paralelamente a isso, o número de armas registradas subiu consideravelmente. Esses fatos realçam o despreparo dos indivíduos ao possuir uma arma de fogo (Melhore a relação entre as ideias). A falsa sensação de segurança e de proteção criada pelo armamento gera um perigo para a sociedade, (Sem vírgula) ao expor cidadãos comuns a situações de violência. Além de facilitar acidentes envolvendo pessoas despreparadas e psicologicamente instáveis. Logo, percebe-se que o aumento da circulação de armamento inflige o direito à segurança da população.

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a esse fato, é fundamental ressaltar o descaso estatal nesse cenário. Algumas medidas adotadas pelo governo brasileiro expandiram a circulação de armas de fogo no país (Fale sobre essas medidas). Essa conjuntura, segundo as ideias de John Locke- juntamente com o que foi apresentado anteriormente-, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança. Assim, para haver o contrato social, é essencial. (Sem vírgula) que a problemática seja resolvida.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para reduzir a circulação de armas de fogo no Brasil, e a sua consequente violência. Para isso compete ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com o governo brasileiro, criar leis rígidas que fiscalizem a circulação de armas de fogo no país, além de investir em medidas efetivas de segurança para a população, através de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União. Vale lembrar que, (Sem vírgula) ambas as medidas devem possuir como finalidade a diminuição da violência presente na sociedade brasileira. Ademais, campanhas de conscientização devem alertar os indivíduos do perigo que as armas de fogo proporcionam. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200