De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a cada 60 minutos, 1 criança dá entrada nos hospitais do SUS vítima de arma de fogo. Somado às taxas de adultos atingidos ou mortos a tiros, esse número cresce exponencialmente. Entretanto, o mais preocupante é o fato de que , mesmo diante desse cenário, desde 2019 cada vez mais indivíduos estão tendo acesso a revólveres, realidade absurda quando se vive num país onde o acesso a acessórios estimuladores da violência é maior que a livros e educação de qualidade. Neste ínterim, urge ações capazes de dificultar o acesso a esses meios violentos que têm tirado a vida de inúmeras pessoas em situações que, não fosse uma arma, tudo poderia ser resolvido pacificamente. (Reformule e apresente essa ideia com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Incialmente, é importante ressaltar que há duas linhas que regem a violência no Brasil: a criminalidade e as vítimas dela. A primeira é estimulada desde os primeiros anos da infância, quando as crianças, majoritariamente das periferias, entram em contato com uma realidade violenta, na qual jovens e adultos andam com fuzis nos corredores das favelas e saem para fazer assaltos nos bairros vizinhos. Alvos fáceis, essas crianças são quase que predestinadas a essa mesma vida, pois o acesso à educação é difícil e as oportunidade de emprego mais ainda (Melhore a apresentação dessa ideia). A segunda são os trabalhadores que lutam diariamente para manter suas famílias, mas que, muitas vezes, são assaltados e até mortos pelos criminosos. Com isso, eles procuram formas de defenderem-se se defenderem, sendo a posse de uma arma de fogo a mais viável diante das situações. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, o acesso a um revólver desperta outras sensações, principalmente a de resolução fácil e objetiva de situações em que a raiva predomina, como brigas de trânsito, discussões entre casais e conflitos familiares. Não é raro assistir a casos de um vizinho que matou o outro porque o som estava alto. Além disso, muitas foram as manchetes de crianças que morreram ao brincarem com a arma do pai, que estava escondida em cima do guarda-roupas. Entende-se, a partir disso, que o brasileiro não tem preparo para andar armado, pois age mais do que pensa. (Reestruture e explore o argumento com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo deve restringir a posse de armas aos trabalhadores da segurança, que são os responsáveis por combater o crime e garantir a liberdade dos cidadãos, assim como criar projetos que estimulem os jovens a desviarem do crime, como esportes gratuitos e centros de artes. Paralelamente, as escolas precisam dialogar com os estudantes e pais para entender o contexto social no qual vivem a fim de elaborar projetos nas comunidades para mostrar que a educação ainda é a melhor arma na guerra contra a barbárie. Dessa forma, as duas linhas da violência serão cortadas e a população finalmente poderá ser livre das algemas da criminalidade, das quais todos são vítimas. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |