O "Mito da Caverna", de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusaram a observar a verdade em virtude do medo de saírem de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao aumento de armas, já que muitas pessoas acreditam estar mais seguras tendo uma em mãos. Nesse sentido, tem-se como causas do problema: a base educacional lacunar e a mentalidade favorável ao uso de armas para autoproteção. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, evidencia-se que a omissão escolar é um grande responsável pela complexidade do problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que se refere ao aumento de armas, observa-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem comprido com seu papel no sentido de alertar o quão perigo é o porte de armas e debater que a há muitas formas de resolver problemas sem necessariamente ter uma arma. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é o pensamento favorável ao uso de armas como forma de segurança. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que o aumento de armas no cenário brasileiro é influenciado pelo pensamento coletivo, visto que muitos acreditam estar mais protegidos quando estão com armas, pensamento ainda mais explícito em lugares onde a há muitos conflitos entre facção criminosas. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o aumento de armas deixe de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para isso, é preciso que o MEC (Desenvolva a sigla) - órgão responsável pela educação brasileira - desenvolva palestras em escolas, por meio de debates com um especialista no assunto, a fim de trazer mais lucidez sobre o aumento das armas e consequências. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |