A obra "Utopia" (Vírgula) de Thomas Morus More, revela uma sociedade livre de qualquer mazela social. Fora do contexto literário, tem um aumento na circulação de armas de fogo no Brasil, esse fato se contradiz a sociedade proposta por Morus e revela um problema social (Melhore a construção dessa ideia). Dessa maneira, é preciso analisar o papel do Estado e da população nessa questão. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário verificar a postura do Estado. De acordo com a BBC News Brasil (Vírgula) foi registrado em 2020 no Brasil, (Sem vírgula) 179.771 novas armas de fogo. Esse dado, (Sem vírgula) evidencia que o governo está flexibilizando as leis que proibi proíbem o uso de armas pelos cidadãos, com essa atitude os casos de assassinatos aumentam. Entretanto, era para o poder público ter politicas públicas que evitassem a circulação de armas de fogo. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, é importante questionar o papel da população. Para o sociólogo polonês Zygurt Bauman, os laços humanos são frágeis. O pensamento do polonês deixa claro que uma parcela da população só pensa em seus interesses. Portanto, um indivíduo tendo posse de uma arma não pensaria no outro e mataria muitas vezes outras pessoas por motivos que poderiam ser resolvidos na conversa. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a união entre Estado e a população é indispensável na resolução do problema. Cabe, (Sem vírgula) ao Ministério da Educação, no exercício de sua função social, promover debates por meio de palestras com os alunos e seus responsáveis, no ambiente escolar (Vírgula) sobre a violência e como o uso errado de armas pode levar a consequências irreparáveis, a fim de termos uma sociedade que não precise de armas para se defender, pois tem o respeito entre todos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore a discussão com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |