O filme brasileiro "Cidade de Deus" retrata, em sua maioria, a livre circulação e o fácil acesso a artilhamentos pelos indivíduos. Fora das telas, a realidade da sociedade brasileira no que concerne à circulação de armas de fogo no país mostra-se equiparado ao que se vê na ficção. Tal problemática é impulsionada pela falta de fiscalização, e consequentemente, (Sem vírgula) trazendo consigo o agravamento da criminalidade no país. Sendo assim, faz-se necessário a análise acerca desse imbróglio. (Muito bem. Apresentou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é valido ressaltar que, (Sem vírgula) a entrada e permanência das armas de fogo no país é acentuada uma vez que o déficit na fiscalização desses artefatos contribui para a livre circulação e a dificuldade no controle dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). De maneira análoga, o escritor e jurista americano Louis Dembitz, (Sem vírgula) afirmou que “O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei.” Dessa forma pode-se entender que, ao abrandar o uso das leis de fiscalização, o governo está não apenas facilitando a veiculação do armamento, como também pode servir com um incentivo para o descumprimento de outras leis e normas. (Explore os argumentos com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, essa falha intrinsecamente proporciona que, (Sem vírgula) a criminalidade e os números de acidentes envolvendo armas de fogo no Brasil aumentem consideravelmente (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, a Constituição brasileira de 1988, vigente até os dias atuais, assegura a todos os cidadãos o direito à segurança e à liberdade, entretanto, esse preceito é ferido uma vez que, com a livre circulação desses instrumentos (Vírgula) a população se vê refém de pessoas que os portam, fazendo com que vivam em temor por suas vidas diariamente, sendo por acidentes que possam ocorrer ao portar esses artefatos impulsionados pela falta de treinamento e preparo, ou pelo abuso de poder de alguns indivíduos ao sentir-se no direito de usar a arma ilegalmente. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos argumentos supracitados (Vírgula) mostra-se necessário a intervenção de modo a evitar a perpetuação dessa problemática. Logo, cabe ao Ministério da Segurança Pública enrijecer a fiscalização na entrada e saída desses artilhamentos através da criação e aprimoramento de normas e impedimentos que dificultem a obtenção dos mesmos, com o intuito de estabelecer controle e evitar que haja o aumento da circulação e fácil obtenção dessas ferramentas. Ademais, investir em preparamento para os que sejam habilitados a fim de aplacar os acidentes ocorridos pela falta de preparo ao manusear tais elementos. Para que assim, (Sem vírgula) a realidade do aumento da popularização das armas de fogo passe a ser uma problemática apenas na ficção. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |