Sabendo-se que o Brasil é conhecido por suas leis brandas, consideradas por alguns como “irrelevantes, inconstitucionais e ruins “ e que a sociedade brasileira é uma das mais violentas do mundo e com um alto grau de tolerância a números exorbitantes de assassinatos, (Ponto final) A liberação da posse de armas para pessoas a partir de 25 anos – lei que entrou em vigor no ano de 2021 – é bastante questionada pela sociedade brasileira. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Enquanto muitas pessoas apoiaram a liberação, outras ficaram contra. O principal argumento dos que apoiam a posse de armas é a frase “ Mais armas, mais segurança. “, e seu principal argumento é que “ cidadão armado se torna um potencial ajudante das forças de segurança da sua região. Se muitos possuem uma arma, o criminoso pensaria duas vezes antes de atacar alguém, pois suas chances de sair ileso diminuem. “ O argumento utilizado por eles poderia ser considerado válido se o Brasil tivesse capacidade para tal avanço nas leis. Para ter uma mudança tão importante nas leis brasileiras, deveria ser feito, primeiramente, mudanças sociais (Vírgula) já que o problema da violência decorre da profunda desigualdade social no Brasil. Assim, a posse de armas não solucionaria este assunto. (Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) É importante ressaltar que os crimes cometidos com armas de fogo no Brasil envolvem, em sua maioria, armas ilegais. Pensando por esse lado, cabe aos brasileiros analisarem e tirarem a conclusão se a liberação de armas diminuiria a violência no Brasil ou apenas aumentaria (Reestruture essa discussão). Alguns pesquisadores do meio social temem que a posse de armas não traria diminuição na violência, mas sim apenas ajudaria a aumentar os índices de morte por armas de fogo. Teme-se também o aumento dos feminicídios, pois os crimes cometidos contra as mulheres ocorrem em âmbito doméstico. (Explore os argumentos com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Em uma canção de um grupo de rap periférico se diz (Dois pontos) “ Um país se faz da educação, quem planta arma colhe corpo no chão. “ Antes de liberar armas para toda uma sociedade, deve-se primeiro investir em educação, em empregos e oportunidades, em segurança e em uma política eficaz. A violência da qual as pessoas querem se defender tem diversas origens que devem ser estudadas antes de colocar um cidadão armado. Com boas políticas e um bom sistema de segurança não haverá necessidade de armar uma população. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |