O aumento da circulação de armas de fogo no País. - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 03/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Antes de mais nada (Evite esse tipo de construção), desde o início de 2020 (início do governo Bolsonaro) (Reveja essa informação) houve um aumento de 183% de armas circulando no Brasil. No mesmo ano houve um aumento de 5% de assassinatos, 50.033 assassinatos, o que equivale a um assassinato a cada 10 minutos. Alta da violência, alta dos assassinatos, envelhecimento da população, pois os assassinatos ocorrem mais entre os jovens. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Reveja a estratégia coesiva) 7,6 milhões de armas são ilegais no país, de acordo com o Viva Rios, dados de 2010, justifica grande parte da violência entre jo-vens jovens menores de 20 anos. Alunos matando professores por desentendimento, mortes em brigas de trânsito, discussões em bar, todas com finais trágicos pelo fácil acesso a armas. (Explore as discussões com mais produtividade)

(Reveja a estratégia coesiva) Quem sabe quantas pessoas têm uma arma "legal" depois de ter fraudado documentos? Sim, em um país cheio de corrupção, o que impede as pessoas de passar a Polícia Federal para trás!? A utilização da arma deveria ser apenas para fins de alto prote-ção, mas, em um momento de raiva, um nervoso, um momento fora de si é o bastante para dar tudo errado. (Reestruture) 

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, com o aumento da rigidez para aquisição de armas, uma campanha para busca e apreensão de arma ilegais, controle de munições, acolhimento obrigatório, como uma palestra de conscientização uma vez por mês. (Truncamento) Não resolveria todo problema, mas grande parte dele sim. (Apresente todos os elementos da proposta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200