Armas de fogo: benefício ou malefício à população? - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 03/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A facilitação da circulação de armas de fogo no Brasil, (Sem vírgula) pode gerar um grande problema futuro. Estudos aprofundados, feitos por equipes especializadas, direcionadas pelo presidente - que é o maior defensor da ideia, precisam ser organizadas de maneira urgente, para o estudo de caso subjetivo de cada pedido de nova arma, pois, quanto mais armas em circulação, maior a chance de problemas futuros.
Inicialmente, percebe-se o quanto os ideais e ideias de um representante político pode influenciar e desencadear novas propostas entre o povo. É indiscutível que independente da proposta, esta afetará toda a população. (Reestruture as discussões iniciais)

(Reveja a estratégia coesiva) Além disso, é sabido que hoje, mesmo em carreiras policiais, a liberação para o indivíduo utilizar/portar uma arma de fogo, passa por todo um processo - teste de aptidão psicológica, física etc. Não se pode esquecer, (Sem vírgula) de que principalmente as carreiras policiais, (Sem vírgula) são as que oferecem segurança a população, e que mesmo sendo assim, há todo um processo para ser concedido ao candidato ser portador de uma arma de fogo, visando o risco que isso pode acarretar. (Reestruture

(Reveja a estratégia coesiva) Por fim, é importante destacar, em temos leis que organizam a vida humana de forma igualitária e justa; não se pode deixar de destacar os Direitos Humanos - em caráter universal; e o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) - em nível nacional. Só de base, nessas leis, se analisarmos um contexto histórico em que elas se basearam, seria ressaltado que não deve ser tão simples a aquisição de uma arma de fogo. (Reestruture e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, se uma proposta/ideia é tão bem aceita, ela precisa passar por testes. Mas não um teste já decisivo - como a rápida entrega de uma arma, que só depende de seu poder aquisitivo. Teste feito mediante entrevista, análise pessoal em diversos aspectos - social, econômico, moral. E, após um período de teste, se daria a licença permanente - assim como até a nossa carteira de habilitação funciona. É irracional facilitar de maneira tão flexível, o uso de um objeto tão letal. Deve-se também, (Sem vírgula) considerar, (Sem vírgula) que em algum momento haverá a troca de presidente da república, e com essa troca, um representante que pensa de forma diferente do nosso atual presidente. Pouco poderá ser feito e alterado, considerando a grande massa de armas de fogo já liberadas para uso no Brasil. É um caminho sem volta. (Reestruture) 

Comentários do corretor


Explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200