" Não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação a elas". Mediante o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados ao aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, que são responsáveis por configurar um cenário preocupante. Torna-se necessário analisar, pois, a ineficácia do Estado e as desigualdades sociais como propulsores desse entrave. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é imperativo salientar como a ineficácia do Estado sustenta esse panorama nocivo. De acordo com o filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, na medida em que o Estado isenta-se da garantia dos direitos do cidadão, há um descumprimento do contrato social elaborado junto a sociedade. Nesse sentido, é evidente como a deficitária ação do Estado em promover segurança contribui para o crescente número de indivíduos portadores de armas de fogo no Brasil. Desse modo, enquanto as autoridades forem negligentes, pode-se-á observar o aumento da circulação de armas de fogo no tecido social brasileiro. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar como a desigualdade social solidifica essa problemática. Embora a Constituição federal de 1988 assegure, conforme o artigo 6°, uma série de direitos sociais, como educação, saúde e etc., nem todos os cidadãos brasileiros têm acesso a esses benefícios. Tal conjuntura provoca altos índices de violência no Brasil, fazendo com que desponte na população a ideia de que a circulação de armas de fogos proporcionará segurança ao corpo social brasileiro, no entanto, esse quadro desencadeia um crescente número de homicídios e fomenta ainda mais a violência no país (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, enquanto a desigualdade social permanecer na sociedade brasileira será dificultoso o acesso à qualidade de vida no âmbito nacional.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é "mister" combater esses obstáculos. Para isso, urge ao governo federal, por meio do Ministério da Educação - órgão responsável pela elaboração e execução das políticas nacionais de educação - (Muito bem. Apresentou o detalhamento) promover uma ação para educar jovens e adultos a respeito dessa problemática, mediante a palestras, feiras educacionais e debates nas escolas. Além de conteúdos explicativos divulgados através de propagandas midiáticas explicando as melhorias e consequências do aumento da circulação de armas de fogo no país. A fim de se promover um senso crítico populacional, acerca dessa adversidade. Ademais é imprescindível a ação de políticas públicas no auxílio a população menos favorecida, e uma melhoria nos órgãos responsáveis em promover segurança. Espera-se, com essas medidas, aproximar-se do pensamento do ilustre sociólogo polonês Bauman.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |