População armada é sinônimo de segurança? RAMM - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 03/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As armas são instrumentos nos quais um indivíduo poderá usar para a defesa própria ou de outro, bem como, (Sem vírgula) do seu patrimônio, também poderá ser usada para atentar fisicamente à vida de outro. A utilização de armas de fogo pela população não deve ser vista como algo 100% benéfico, pois traz uma aparente sensação de segurança aos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). A partir do momento em que um indivíduo adquire a posse de arma, poderá sentir-se preparado para reagir a uma abordagem realizada por meliantes (Reveja a seleção lexical). Devido ao fato de que nem todos que possuem autorização para a posse de arma de fogo têm um treinamento adequado para a supracitada reação, poderá ocasionar danos colaterais à população de bem no entorno do local onde está ocorrendo o fato, aumentando os casos de lesão corporal de forma culposa, bem como de homicídio culposo. (Reestruture as discussões iniciais) 

(Reveja a estratégia coesiva) Para um cidadão comum (Vírgula) adquirir a posse legal de uma ou mais armas de fogo, (Sem vírgula) deverá ser submetido a um teste psicológico, no qual passando, (Sem vírgula) será emitida uma autorização para a posse da mesma. De acordo com Rosana Brandão, psicóloga credenciada para aquisição de posse de armas, em entrevista concedida ao canal GNT, são raros os casos de pessoas que não passam nesse teste, sendo duas reprovações a cada quatro anos. Com isso, nota-se que a o número de armas de fogo em circulação tende a aumentar a cada ano entre a população de bem, sendo importante lembrar que muitas dessas armas legalizadas poderão ser furtadas ou extraviadas indo parar nas mãos de facções criminosas e milícias, fazendo com que a almejada sensação de segurança não seja obtida, ocasionando exatamente o oposto, o aumento do caos. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Reveja a estratégia coesiva) Portanto, o aumento da circulação de armas de fogo não trará benefícios para a sociedade, mas, (Sem vírgula) poderá acarretar um aumento de homicídios no país. A Assembleia Legislativa deve revogar algumas alterações feitas ao Estatuto do Desarmamento, como a concessão da posse de armas de fogo a jovens de 25 anos, bem como, (Sem vírgula) a quem não comprovar efetiva necessidade de possuir uma arma de fogo. (Reestruture)

(Reveja a estratégia coesiva) O estatuto deve ser aprimorado de forma a dificultar a posse e a circulação de arma de fogo no país e incrementar as sanções a quem for flagrado desrespeitando ou infringindo o mesmo. Deve-se criar dispositivos que obriguem o solicitante da autorização para a posse de arma de fogo a frequentar um curso de habilitação para uso da arma de fogo, por um período mínimo de 3 meses, com emissão de certificado de habilitação, comprovando a frequência ao curso. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore os argumentos por meio de um projeto de texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200