Arma: aumento da violência - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 03/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na passagem da Bíblia, quem com ferro fere com ferro será ferido (Em caso de citação, use aspas), mostra que o indivíduo amarado está mais propício a cometer violência por vingança, o que não se não tivesse acesso a armas. Logo, o aumento da circulação de armas na sociedade brasileira está diretamente ligado ao crescimento da violência. Sendo assim, o armamento da população provoca alta nos números de acidentes domésticos envolvendo armas de fogo, homicídios por motivo torpe e ainda ocorre o desvio para o tráfico. (Apresente a tese com mais clareza) 

(Reveja a estratégia coesiva) As primeiras observações são a respeito da alta nos números de acidentes envolvendo armas de fogo. Isso acontece por que  porque, com as mudanças na política armamentista do governo atual, uma parcela maior da população está armada. Logo o meio doméstico está mais propício a esses acidentes, já que assim pessoas despreparadas podem ter acesso a armas como crianças e adolescentes. A circulação de armas oferece perigo a toda sociedade, pois os homicídios por motivo torpe são cada vez mais recorrentes, mostrando que seu uso não é para alto defesa autodefesa como argumentam os favoráveis da nova polícia armamentista. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda observação, uma reportagem do Fantástico mostrou que o roubo de armas está aumentando, (Melhore a progressão de ideias) o alvo são os colecionadores. (Observe que você deu um "salto" na discussão) Além dos roubos há um repasse para o tráfico, uma vez pessoas ontem o armamento de forma verídica e revendo no mercado ilegal (Problemas na construção de sentido). Isso prova que o aumento do fluxo de arma voltar para sociedade em forma de mais violência, já que o tráfico abastece a bandidagem (Reveja a seleção lexical). Então, é notório que a flexibilização do acesso a armas apresenta graves efeitos à população brasileira. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) É, portanto, indiscutível que o alimento da circulação de armas no Brasil é nocivo à população. Sendo assim é urgente que o Poder Legislativo haja na criação de leis mais rígidas na concessão de armamento a pessoas comuns. Ainda é papel do Ministério de Segurança Pública em parceria com as secretárias estaduais de segurança a formulação de campanhas pro desarmamento, eventos com as polícias civis, federais e PMs com gincanas, palestras, jogos para conscientizar os indivíduos do não uso de armamentos. (Truncamento de ideias) A fim de que ocorra baixa nos números de homicídios, redução dos acidentes e o enfraquecimento dos tráfico de armas, buscando assim oferecer mais segurança pública e qualidade de vida à população brasileira.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com clareza ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200