O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1989, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional brasileira, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, problema presente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve, principalmente, à ineficiência governamental e ao silenciamento. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, em primeira análise, a ineficiência governamental é um desafio presente no problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, visto que o governo não está tomando atitudes que mudem essa situação. Assim, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, outro fator influenciador é a falta de debate. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um silenciamento instaurado na questão do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, uma vez que a população trata o caso como algo irrelevante (Explore esse argumento). Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, é preciso que as prefeituras promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre as consequências do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, tais eventos, (Sem vírgula) podem ocorrer no período noturno, contando com presença de convidados especialistas no assunto. Além disso, os eventos não devem se limitar à comunidade local, mas ser transmitido ao vivo online, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas ao tema e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |