A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6°, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Boa contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em um primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento da violência no país gerado pelo aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. Nesse sentido, pode-se observar a falta de acesso ao mercado de trabalho como agravante do problema, uma vez que (Vírgula) sem acesso ao mercado de trabalho, os jovens tendem a seguir para a “vida do crime e da violência” (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos disfrutem desfrutem de direitos indispensáveis, como o emprego, o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o governo Bolsonaro como impulsionador do aumento da circulação de armas de fogo no Brasil. Segundo dados obtidos pela BBC News Brasil com a PF (Desenvolva a sigla), somente nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro houve um aumento de 183% em relação ao total de novos registros de armas de fogo em 2018 e 2017. Diante de tal exposto é visível a contribuição do governo Bolsonaro para que esse número se torne cada vez maior (Explore essa discussão com mais produtividade). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Trabalho, por intermédio de políticas públicas de estímulo de geração de empregos, crie novas vagas de emprego formal e aumente a taxa de empregabilidade entre jovens com programas como o “Jovem Aprendiz”, a fim de garantir uma maior acessibilidade ao mercado de trabalho e, consequentemente, evitar que os jovens sigam para a “vida do crime e da violência”. Assim, se consolidará uma sociedade mais pacífica, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |