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O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 02/10/2021

Status:

Corrigida
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O aumento da circulação de armas de fogo nos lares brasileiros representa perigo para as crianças e os adolescentes do país. A facilidade com que se tira uma vida apertando um gatilho é tentadora para jovens que sofrem bullying ou outros tipos de abuso, sem chance de se defenderem; e também para os acometidos de transtornos e doenças psiquiátricos, como a depressão. (Melhore a contextualização do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) A animação americana "Super Choque", transmitida pelo SBT nos anos 2000, produziu um episódio no qual um adolescente vítima de bullying leva a arma de seu pai para a escola na esperança de se vingar de seu agressor. O personagem entra em pânico ao sacar a pistola, e atira na perna de um amigo por acidente. O episódio chamava a atenção dos telespectadores infantis para os perigos de se manusear uma arma de fogo, e dos adultos para que não mantivessem tais instrumentos em suas casas. (Reestruture a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Crianças e adolescentes com quadros psiquiátricos que geram a idealização suicida tem grandes chances de tentar tirar suas próprias vidas com um tiro, tendo em mente que, comparado a outros métodos e ferramentas, esse parece ser o mais rápido e menos doloroso. E visto que muitos desses jovens não são diagnosticados, seja por não aparentarem os sintomas, ou seja pela ignorância de suas famílias sobre o tema, é impossível discernir todos os suicidas em potencial, devendo-se proteger a todos. (Abordagem superficial) 

(Melhore a estratégia coesiva) A solução é alertar a população acerca dos riscos e possíveis consequências de possuir uma arma de fogo dentro do lar. O governo federal, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC), deverá produzir propagandas conscientizadoras, e transmití-las nos horários nobres das redes abertas de televisão. Tal medida visa a escolha informada dos pais e responsáveis acerca do tema. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200