Com a entrada do governo Bolsonaro, cujo defende o armamento da população, os números de armas em circulação aumentaram, embora entusiastas dessa política defendam que tal atitude diminuiria a violência, o números de homicídios e entre outros fatores (Reformule e construa essa ideia com mais clareza). A realidade se mostrou diferente, (Melhore a progressão de ideias) um ano após a posse do Presidente Jair Bolsonaro, os número de homicídios voltaram a subir, atingindo durante a pandemia do covid-19 mais de 50 mil assassinatos, sendo 4.8% a mais do que o ano de 2019, mostrando que a circulação de arma de fogo não substitui as políticas de combate a violência e melhoria na educação. Assim vê-se a configuração de um problema de contornos específicos que emerge devido à negligência governamental e uma educação lacunar. (Reestruture as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a negligência governamental é uma entrave ao problema. Segundo Pierre Bourdieu (Dois pontos) “o que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve ser usado como mecanismo de opressão”, (Ponto final) Tal analogia pode ser aplicada à circulação de armas de fogo no Brasil, já que se predomina uma política governamental que facilita o acesso às armas e dificulta o acesso à educação. As estatísticas oficiais do Datasus, (Sem vírgula) mostram que a redução dos casos de homicídios (Vírgula) em 2019, não se deu pela maior circulação do número de armas fogos e pela vigente política de facilitação a elas, mas pelas melhores políticas estaduais de combate a violência e a trégua entre facções criminosas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a educação lacunar é um desafio presente no problema. De acordo com o filósofo Immanuel Kant (Dois pontos) ‘’ o homem é o que a educação faz dele.” Sob essa lógica, se há um problema social, existem lacunas educacionais. Esta vicissitude pode ser verificada no atual governo brasileiro que apresenta políticas focadas no militarismo e no armamento, deixando de lado questões como melhorias no meio educacional de lado, não trazendo esta como catalisadores de grandes mudanças na história. (Ideias fragmentadas) Dificultando a resolução do problema. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Estado com em parceria com as escolas devem criar campanhas de incentivo à educação, com a finalidade de desconstruir a necessidade do uso de arma fogo para garantir a segurança, mostrando a educação como único meio para se conseguir uma sociedade com menos assassinatos, homicídios e entre outros crimes hediondos, levando também educação para as populações mais pobres, que não veem outra alternativa senão o mundo do crime. Tal ação deve ocorrer por meio das redes em massa, trazendo vídeo aulas com professores qualificados em várias áreas do saber. Além disso, essa atitude deve ser divulgada no youtube- plataforma de vídeos com maior alcance atualmente- a fim de que a parte da população no Brasil que possui internet, possa tomar conhecimento. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |