Armar sem combater o crime, não é a solução! - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 02/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Embora o Decreto 9.845 de 2019 estabeleça regras e procedimentos para a aquisição, registro e posse de armas de fogo e de munição, não há políticas suficientes que impeçam a obtenção de armas por meios ilícitos. Por outro lado, o acesso criminoso aos armamentos, (Sem vírgula) torna-se mais fácil, uma vez que existem mais armas em circulação. A divulgação do aumento de homicídios em 2020, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, torna evidente a percepção de que o armamento ilegal está em crescimento. Isso demonstra que, sem que se tenha o cuidado de impedir ações criminosas de maneira eficiente, não há proveito em aumentar a quantidade de armas disponíveis. (Reestruture as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, existe a ineficiência do Estado em aplicar punições e impedir que ocorra o uso ilícito de armas. Isso pode ser facilmente observado em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas, nas quais são utilizados armamentos pesados e o poder de polícia sequer consegue penetrar nesses locais, quanto mais combater. (Argumentação limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, uma maior quantidade de armamento disponível circulando pelo país, torna maior o poder de ação desses indivíduos que se valem de meios criminosos para aquisição e uso do armamento. (Ideias fragmentadas) Pois os cidadãos que possuem os requisitos para a aquisição e o porte legal de armas, (Sem vírgula) não estão isentos de tê-las roubadas pelos que não estão habilitados e têm a intenção de utilizá-las com outros fins, que não são somente a sua proteção pessoal. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Posto isso, é de extrema importância que os governos estaduais implementem ações mais efetivas de combate ao crime, por meio de treinamento e capacitação das Polícias Federais e Militares, para evitar que ocorra a obtenção ilícita de armas. Deste modo, haverá menor quantidade do emprego de armas de fogo para uso criminoso e, em consequência, será menor a necessidade de seu uso para defesa pessoal. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200