O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 02/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diante da Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante da nação, é previsto em seu Artigo 5, (Sem vírgula) o direito à segurança, (Sem vírgula) como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando observa-se se observa o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. (Melhore a progressão de ideias) Tendo em vista, (Sem vírgula) o crescimento de assassinatos e homicídios e o apoio do Estado à facilitação da compra de armamentos.

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, pode-se analisar que a maior quantidade de armas favorece a insegurança. Esse cenário é revelado no filme “Cidade de Deus”, em que a grande disponibilidade de armas fortalece a violência, agrava conflitos e incentiva a entrada, cada vez mais precoce, de indivíduos na vida do crime (Desenvolva essa discussão). Ademais, não distante dessa produção cinematográfica, está a realidade do território (Especifique-o), visualizando que nos anos seguintes aos aumentos de armas, (Sem vírgula) houve um salto no número de assassinatos, homicídios e da criminalidade. (Ideias fragmentadas) Perpetuando, portanto, a formação de uma sociedade frágil e anômica. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a circulação de armas, (Sem vírgula) e ainda mais, a diminuição da burocracia para a comercialização delas. Nesse sentido, a cultura desse aspecto vai se permeando no corpo social e culmina em uma série de problemas como o acirramento de conflitos, aumento de crimes e mortes (Explore mais esse argumento). Essa conjuntura, de acordo com o filósofo contratualista, John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre com sua função de garantir direitos imprescindíveis, como a segurança, o que infelizmente é perceptível no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Com isso, é de suma importância que o governo, representando por vereadores, senadores e deputados, votem leis, por meio do Poder Legislativo, para diminuir o número e o comércio de armamento de fogo na nação. (Ideias fragmentadas) Assegurando, assim, os direitos citados no Artigo 5, a construção de uma sociedade mais sólida e uma melhor qualidade de vida aos cidadãos brasileiros. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200