MAIARA - TROPA DE ELITE - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 02/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A campanha eleitoral do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, em 2019, tinha como pauta a flexibilização do porte de arma no Brasil. Hoje, apesar da pauta ser uma realidade no país, é notória a grande circulação de armas nas mãos de criminosos ilegalmente. Sendo assim, a presença de policiais corruptos confere-se como principal ponto contribuinte ao problema, que tem por consequência o aumento da violência. (Contextualize o tema com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, ressalta-se a desonestidade da polícia brasileira. Em conformidade ao filme "Tropa de Elite" - onde alguns policiais eram treinados para compor a tropa de elite carioca -, haviam militares que desviavam recursos públicos, e agiam como milicianos nas comunidades. Desse modo, analogamente, batalhões contrabandeiam armamentos que deveriam ser destinados à segurança da sociedade, mas que acabam em facções criminosas. Em síntese, esse fato auxilia para uma crescente rotatividade e manutenção de revólveres, munições e outros artefatos no país, e, assim, a polícia não cumpre sua obrigação de cuidar dos cidadãos. (Reestruture a discussão apresentada) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, por conta da (Marca de oralidade) inacessibilidade à segurança pública, se vê vê-se a falta de medidas governamentais para o aumento da violência. De acordo com a Constituição federal de 1988 - documento jurídico mais importante do país -, é dever do Estado garantir acesso à segurança. Entretanto, devido à ineficaz ação civil e militar, e ao alto tráfico e tráfego de armas, o governo não cumpre seu papel perante a sociedade, inflingindo o que o filósofo contratualista John Locke defende em seu "contrato social", que explica que cada indivíduo possui uma responsabilidade para com os demais. (Reestruture) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, há a necessidade de frear os casos que atenuam a problemática. Por isso, o governo, por via da PF (Polícia Federal) - instituição que exerce as funções de polícia judiciária no Brasil -, pode fiscalizar e realizar operações de busca e apreensão de armas, tendo como finalidade o déficit da violência, proveniente da queda do tráfego de armas e sua circulação. Dessa forma, busca-se-à respeitar o "contrato social", proposto por Locke. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200