Ao longo do processo de formação da sociedade brasileira, a arma sempre esteve presente aos civis (Reformule essa construção), pois o Estado nao tinha recursos financeiros para montar forças que dessem conta dos problemas internos e externos do país. Somente no período da República iniciou-se uma discussão que levou anos até a proibição de armas nas mãos de civis. Embora as armas estejam proibidas, desde 2003, o número de armas cresce e carrega junto a violência. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é evidente que pensamos em briga, violência ou armar-se quando passamos por situações de perigo, visto que ainda guardamos resquícios de homens primatas, mas para atingir o bem-estar social precisamos renunciar esse ato. Nessa perspectiva, segundo Max Weber, filósofo alemão, discorre que, para viver sob a tutela social, seria obrigação de cada um abdicar do direito de resolver conflitos na porrada - com armas, por exemplo. Sob essa ótica, constata-se que para temos acesso aos nossos direitos e liberdades somente o Estado deve proteger seus cidadãos da violência cotidiana. Desse modo, a concepção de que ter uma arma é ter mais segurança é falha , pois esquecemos que a segurança tem que vir de figuras treinadas para isso e não de civis. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, colocar armas como solução da violência é prejudicial a grupos minoritários, os quais sempre sofreram com violências diversas, e esquecer que na história da sociedade soluções já viraram outros problemas. Nesse sentido, Martin Luther King, ativista político, disse que todo o progresso é precário, e a solução para um problema pode trazer outros problemas. Seguindo essa linha de pensamento, no progresso pode existir falhas e o que é bom para alguns pode ser prejudicial para negros, mulheres, (Sem vírgula) e à população LGBTQIA (Desenvolva a sigla), pois esses grupos podem sofrer preconceito de algum civil armado e morrer, por exemplo, tornando-se , assim, vítimas da mesma violência que os armados dizem estra estar combatendo. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de discutimos uma verdadeira segurança sem as falsas ideologias de que a arma traz segurança. Para que isso ocorra, é necessário que o Estado acabe com o acesso de civis a armas e invista na formação e preparo de policias e agentes de segurança. Além do mais, advertências em clubes de tiro falando que armas não são brinquedos e que seu mau uso tem consequências. Assim, todos teremos e viveremos num ambiente estável e realmente seguro. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
Melhore o seu projeto de texto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |