A questão histórica por trás da circulação de armas de fogo - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 01/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Uma das características da cultura é tornar normal o que não é”, (Ponto final) A afirmação atribuída ao historiador brasileiro Leandro Karnal simboliza o comportamento social diante do aumento da circulação de armas de fogo, já que é justamente a normalidade com que a sociedade trata essa questão que a enraíza e a aprofunda como problemática no Brasil. Assim, tal situação tem como principais fatores não só a falta de preparo da comunidade brasileira como também o senso de justiça populacional.  (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é possível dizer que o aumento da circulação de armas tem como uma das causas a falta de interesse na história nacional. Segundo o filósofo espanhol George Santayana, quem não se lembra do seu passado está condenado a repeti-lo no futuro. Dessa maneira, fica visível que a população não tem conhecimento das altas taxas de mortalidade antes da criação do estatuto do desarmamento em 2003, que chegou a quase 160.000 mortes. Por conseguinte, fica claro que o armamento por parte da população civil não é a melhor resposta para combater a violência presenciada atualmente. (Explore o argumento com mais produtividade ao longo do desenvolvimento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro problema relacionado à questão é o senso de justiça da comunidade brasileira. De acordo com o filósofo argelino Albert Camus, a linha entre direito e justiça não deve ser atrelada à coercitividade, situação que não é vista na sociedade brasileira (Vírgula) já que existem inúmeros casos de justiça com as próprias mãos. Um exemplo recente disso foi reportado no G1, no qual quatro homens teriam torturado dois adolescentes, e matado um deles, por conta do furto de um celular. Por consequência, essa circunstância pode ocasionar em algo parecido com o complexo de Deus, um transtorno psicológico onde há o excesso de arrogância e apatia para com os outros, já que uma pessoa comum e despreparada estará em posse de algo mortal (Melhore a apresentação dessa ideia)(Muito bem. Desenvolveu a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, algumas medidas podem ser tomadas para conscientizar a população que mais armas não são sinônimo de mais segurança. Cabe ao governo instruir a população, por meio de campanhas nos canais midiáticos, com intuito de reduzir a taxa de porte e posse de armas. Assim, será possível desfazer o senso cultural de que armas dão mais proteção. ​​​​​​​(A proposta está incompleta_ 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200