REDAÇÃO BATTISTI - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 01/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua principal obra literária, "Incidente em Antares”, o autor Érico Veríssimo expõe a história de uma cidade do Rio Grande do Sul, onde o principal líder, Coronel Tibério, usa-se de armas para manusear  (Reveja a seleção lexical) a população em a seu favor. Hodiernamente, voltando-se à realidade, percebe-se que a circulação de armas de fogo no Brasil vem aumentando gradualmente. Por isso, as principais causas e consequências desse fenômeno social devem ser discutidas, e o governo federal deve solucionar o impasse. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, destaca-se como causa mais relevante do aumento estatístico de armas de fogo no Brasil, (Sem vírgula) a sensação de insegurança das pessoas. De acordo com o site de pesquisa Datasus, em 2017, cerca de 60 mil pessoas foram assassinadas no Brasil. Desse modo, torna-se perceptível que a segurança promovida pela União federal é falha, e quem sofre é a população (Melhore a apresentação dessa ideia). Consecutivamente, como forma de proteção individual e familiar, as pessoas buscam maneiras de possuir armas legalmente, por meio do “porte de armas”, ou ilegalmente, nos mercados contrabandistas. Sendo assim, inúmeras consequências são originadas a partir do armamento. (Melhore a progressão de ideias) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, vários efeitos provindos do aumento do número de armas vigora na sociedade, como o aumento do feminicídio e da violência em situações cotidianas. O Código de Hamurabi, cerca de 5 mil anos atrás, dizia que para todo crime cometido, a pena era igual ao ato, sendo “ olho por olho dente por dente” a frase principal. Paralelo a isso, faz-se notório que milhares de pessoas pensam semelhantemente ao código, originando mortes diárias em razão de tiros intencionais e não intencionais, disparados por mãos despreparadas (Melhore a relação entre as ideias). Além disso, com uma arma em casa, a violência doméstica e o feminicídio tornam-se mais frequentes, em virtude da facilidade de cometer o crime por imoralidade ou impulso. Dessa forma, o óbice deve ser urgentemente resolvido. ​​​​​​​(Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) A partir dos argumentos supracitados, conclui-se que o maior número de armas de fogo provém da falta de segurança, que gera instabilidade da violência na sociedade. Portanto, cabe ao governo federal, agregado ao Ministério da Segurança, restringir o porte de armas somente para pessoas do âmbito militar, bem como potencializar a atuação desse setor, por meio de incentivos fiscais e maior deslocamento dentro da cidade, para que os policiais estejam próximos nos locais onde ocorrem os crimes, e promovam a segurança de forma correta. Assim, a população ficará confiante na segurança pessoal, e histórias como a de Coronel Tibério no livro “Incidente em Antares”, somente serão ficção sem sentido na realidade.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200