Sobre violência e morte. - Banco de redações


O aumento da circulação de armas de fogo no Brasil

Enviada em: 01/10/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, segundo o Inep (Desenvolva a sigla), cada vez que o número de armas de fogo em circulação no país sobe 1%, a taxa de homicídios se eleva em 2%. Os portadores de armas de fogo, em geral, são pessoas sem preparo, principalmente psicológico, incapazes de mensurar as consequências do ato de disparar um tiro contra alguém. A título de exemplo está o caso Isabele, menina de 15 anos morta a tiro à queima-roupa pela melhor amiga, de mesma idade, após um desentendimento. Diante desse contexto, é importante ressaltar que o aumento da circulação de armas de fogo no Brasil tem como consequência tanto o aumento da violência quanto do risco à vida. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale destacar que a ampliação do porte de arma contribui para o aumento da violência no Brasil. Isso com base no fato do país possuir a maior taxa de homicídios no mundo, segundo especialistas da Universidade de São Paulo, pois em 2017 ocorreram 64 mil homicídios, e 70% deles foram provocados por arma de fogo. De fato, a necessidade de proteção contra a violência e a criminalidade é legítima, mas existem outras formas de combatê-las, como: leis mais rígidas, ressocialização de ex-presidiários, redução da desigualdade social, infraestrutura urbana e formação policial. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale evidenciar que a circulação de armas de fogo representa um risco à saúde pública, uma vez que os disparos, mesmo em áreas periféricas do corpo, induzem um grande trauma para o organismo. A título de exemplo está o livro "É assim que acaba", escrito pela norte americana Collen Hoover, em que o protagonista Ryle, assassina seu irmão acidentalmente, quanto os dois eram crianças, durante uma brincadeira com a arma do pai, e isso lhe causa um futuro de traumas e violência, pois formado médico, Ryle tem consciência que seu irmão sobreviveria se atendido a tempo. O livro se passa em uma região da América do Norte em que o porte de armas é legal, realidade oposta ao Brasil, onde algumas leis ainda dificultam o acesso aos armamentos (Reestruture essa discussão). E, mesmo assim, nas últimas duas décadas mais de 145 mil jovens de até 19 anos morreram em consequência de disparos de arma de fogo - acidentais ou intencionais, incluindo casos de suicídio, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Logo, é corretor afirmar que na ficção e na vida real, armas trazem consigo apenas histórias de dor e perda. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, cabe refletir sobre iniciativas que podem ser tomadas para combater a circulação de armas no Brasil, prática que resulta em violência e agressão. Para tanto, o Congresso Nacional - órgão responsável pela atribuição legislativa - deve ratificar projetos de lei cujo objetivo seja facilitar o acesso da população as armas de fogo, com base nas consequências negativas que esse decreto acarretará a sociedade. Por finalidade, todos os cidadãos sentir-se-ão representados, visto que o decreto assinado em 2020 pelo atual presidente do Brasil levou a circulação de mais de 350 mil novas armas, possibilitando, inclusive, a prática de tiro por esporte a partir de 14 anos, necessitando apenas da autorização do pais. Fato lastimável, uma vez que o país presenciou, no mesmo ano, uma adolescente, praticante de tiro, atirar na melhor amiga.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200