Em análise ao tema abordado (Evite esse tipo de construção), a há um certo ponto crítico relacionado aos direitos indígenos indígenas, (Sem vírgula) sobre restrições de suas posses terrenas. A saber que, antes mesmo da colonização do Brasil no século XVI, os índios já habitavam nessas terras. (Truncamento) Visto que até em outrora tais terras já lhes eram tomadas. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A socialização está se inovando, onde hábitos, valores e crenças se acham em igualação entre a sociedade. Desde 1973, sistemas buscavam integração entre a sociedade indígena à e a sociedade socialista. Mas, (Sem vírgula) o modo em que os indígenas opitaram, (Sem vírgula) era viver seus primórdios, preservando sua cultura. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Contabilizando a população indígena, estima-se menos de (0,5%), cerca de quase 900 mil de pessoas, relacionando ao restante da população brasileira notar-se um índice baixo. Vendo que as áreas habitadas por esses povos, (Sem vírgula) não condiz com a devida ocupação, por isso impõe-se este processo de restrição. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, o STF (Desenvolva a sigla) debate sobre esta ação de delimitação (marco temporal), estabelecendo assim seus direitos de reivindicação nas terras que eles realmente habitassem. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Mas, aos sistemas STF e INCRA (Desenvolva a sigla) visem em proporcionar um projeto agrário próprio para esses povos, buscando também fortalecer os direitos que lhes convém, ao seu modo de vida e cultura. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |