A justiça quem vem da História - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 27/09/2021

Status:

Corrigida
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Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, diversas tribos indígenas estabeleceram-se e originaram uma cultura que transpassou o tempo, difundindo o zelo pela terra e o amor à natureza. No entanto, hoje o desmonte dessa construção já pode ser visto por meio da lei do marco temporal, que visa retirar as terras de muitos povos, num retrocesso que contraria a própria história nacional. Diante disso, como garantir o direito à moradia, estabelecido no artigo 6º da Constituição de 1988 (Vírgula) aos primeiros habitantes do país? (Melhore a contextualização do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) Uma breve leitura de um livro de História do 7º ano já é o suficiente para entender a importância dos indígenas para o país, uma vez que a maior parte dos valores culturais e ambientais veio das relações deles com os seus grupos e a natureza. Muito antes da criação da Carta Magna de 88, (Sem vírgula) a conexão das tribos com os elementos naturais já existia, fato que mostra ser desumano o projeto cuja pretensão é deslegitimar o direto à terra àqueles que antes da elaboração da Constituição a possuíam. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Em uma reportagem da revista Radis, a luta dos nossos ancestrais pela sobrevivência foi apresentada como uma das maiores batalhas brasileiras do século XXI, pois é como se quisessem apagar mais de 80% da história de um povo herdeiro de hábitos milenares, como o respeito à natureza, a disciplina, o cuidado com os outros, além de alimentos, instrumentos musicais e danças. Ir contra esse projeto é respeitar quem tanto fez pelo território brasileiro. Vale ressaltar que os “Brasis” são o conjunto das miscigenações que enriqueceram as raças e etnias do povo, e os índios, em sua maioria, foram a base desse processo, como se cada indivíduo tivesse uma parte do DNA tribal. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Desta forma, é necessária a união da sociedade civil em prol da causa indígena por meio de protestos pacíficos, debates públicos sobre o retrocesso da lei do marco temporal, assim como a abordagem da cultura dos índios nas aulas de História, e projetos interdisciplinares, como gincanas e ano cultural, que tenham como tema os nossos ancestrais mais próximos. As mídias também devem apresentar reportagens que mostram, de um lado, a lei que está em trâmite e, do outro, as consequências para esses povos. Assim, todos poderão ser sensibilizados e, consequentemente, entrar na luta para que a História justifique quem tanto fez pela formação do povo brasileiro, fazendo valer o direito à moradia garantido pelo artigo 6º da Constituição federal de 1988. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200