Muito se tem discutido, recentemente, acerca do marco temporal, que busca tornar em vão as lutas dos indígenas para ter o domínio sobre as suas terras e a cultivação de sua cultura que vem há muito tempo sofrendo com ataques de pessoas intolerantes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O marco temporal representa uma forma de desvalorização dos sacrifícios indígenas que acontecem desde o Brasil Colônia, como na Carta de Pero Vaz de Caminha em que os índios são considerados inferiores aos europeus simplesmente por terem costumes diferentes. Reciprocamente a isso, o marco temporal ignoraria o direto de povos que foram expulsos de suas terras, sob violência ou devido à expansão rural e urbana dos brancos. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, acarretará um descaso com a cultura e tradição de índios que consideram determinados territórios uma maneira direta de conexão com antepassados, de manutenção e de conservação de costumes, que hoje já se tornam desgastados pela intransigência e violência direcionada a esses povos. (Reestruture e explore com mais produtividade. Evite parágrafos frasais)
(Boa estratégia coesiva) Em vista disso, medidas devem ser tomadas para resolver o empecilho, de modo que o Ibama (Desenvolva a sigla) sancione punições e multas mais severas àqueles que tenham qualquer tentativa de invadir ou desmatar territórios indígenas. É também responsabilidade da mídia promover campanhas de respeito às crenças indígenas e a sua história com a tentativa de recuperar o seu apreço. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |