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Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 21/09/2021

Status:

Corrigida
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Muito se tem discutido, recentemente, acerca do marco temporal, que busca tornar em vão as lutas dos indígenas para ter o domínio sobre as suas terras e a cultivação de sua cultura que vem há muito tempo sofrendo com ataques de pessoas intolerantes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O marco temporal representa uma forma de desvalorização dos sacrifícios indígenas que acontecem desde o Brasil Colônia, como na Carta de Pero Vaz de Caminha em que os índios são considerados inferiores aos europeus simplesmente por terem costumes diferentes. Reciprocamente a isso, o marco temporal ignoraria o direto de povos que foram expulsos de suas terras, sob violência ou devido à expansão rural e urbana dos brancos. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, acarretará um descaso com a cultura e tradição de índios que consideram determinados territórios uma maneira direta de conexão com antepassados, de manutenção e de conservação de costumes, que hoje já se tornam desgastados pela intransigência e violência direcionada a esses povos. (Reestruture e explore com mais produtividade. Evite parágrafos frasais) 

(Boa estratégia coesiva) Em vista disso, medidas devem ser tomadas para resolver o empecilho, de modo que o Ibama (Desenvolva a sigla) sancione punições e multas mais severas àqueles que tenham qualquer tentativa de invadir ou desmatar territórios indígenas. É também responsabilidade da mídia promover campanhas de respeito às crenças indígenas e a sua história com a tentativa de recuperar o seu apreço. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200