O marco temporal foi algo que foi instituído pela Constituição de 1988 (Reveja essa informação) para a demarcação de terras dos povos indígenas, sendo que esses povos já estavam aqui muito antes, (Melhore o encadeamento textual) logo precisariam de mais espaço no território brasileiro. As instituições federais devem dar mais atenção a causa indígena, pois eles ocupam o território há muito mais tempo do que está previsto pela Constituição. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o marco temporal, os índios só podem ocupar terras que eram deles no momento em que a Constituição foi escrita, contudo os povos indígenas já não possuíam tantas terras nesse período, por isso é justo que eles possuam mais territórios demarcados por lei, já que os indígenas sofreram muito desde o início da colonização, uma vez que a maioria de sua população foi assassinada pelos portugueses e ainda foram perseguidos pelos bandeirantes (Melhore a apresentação dessa discussão). Como mencionado anteriormente, esses índios necessitam do direito às suas terras devido ao que sua população sofreu nas mãos dos colonizadores. No entanto, a bancada ruralista defende que os índios não possuem todos esses direitos, uma vez que essa instituição deseja a posse de terras para a agropecuária. Porém, esses povos também precisam ter seus direitos. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Logo, conclui-se que esses povos devem possuir uma melhor demarcação de terras para usufruírem de melhores condições de vida. O governo federal deve concordar com as causas indígenas, pois estes são nativos do território brasileiro, logo eles merecem ter tais direitos em relação a demarcação de terras. Portanto, o Supremo Tribunal Federal deve realizar uma divisão consciente de terras, que garanta os direitos dos indígenas, mas que não retire terras de outros. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |