Ao se falar sobre a tese do marco temporal (Vírgula) é importante analisar alguns aspectos que envolvem essa temática. Nesse sentido, é necessário discorrer sobre o conceito e o objetivo do Projeto de Lei (PL) n.º 490/2007, refletir sobre os direitos dos povos indígenas e apresentar sugestões de implementação de ações ou projetos que possam contribuir para o aprimoramento da democracia brasileira. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar que o mencionado PL, em julgamento há algumas semanas no Supremo Tribunal Federal (STF), visa determinar que devem ter direito às terras consideradas ancestrais somente os povos que as estivesses ocupando no dia da promulgação da Constituição federal (CF), ou seja, em 5 de outubro de 1988. Desse modo, tal tese defende que somente sejam efetuadas novas demarcações de terras indígenas para aqueles que se enquadrarem nas regras dispostas na referida norma jurídica, respeitando, por exemplo, aqueles produtores rurais que adquiriram legalmente a posse de terras em data posterior ao “marco temporal”. Esse é um dos pontos mais defendidos por aqueles que estão a favor da aprovação do PL, pois alegam ser necessário para contribuir com a economia brasileira e preservar a segurança jurídica. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, é imprescindível refletir sobre os direitos sociais dos povos indígenas, relacionando-os com os direitos humanos. De acordo com o artigo 231 da CF, são reconhecidos a esses povos originários os direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam, destinando-os a sua posse permanente e usufruto exclusivo. Em oposição ao previsto no PL do marco temporal, essa etnia tem se manifestado em defesa dos seus direitos, alegando sentir-se ameaçada em a perder suas terras de forma arbitrária, contrariando o que está previsto na Carta Magna e excluindo os povos que, porventura, foram expulsos de suas terras e não estavam presentes na data de 5 de outubro de 1988. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é necessário apresentar algumas sugestões de implementação de ações ou projetos que possam contribuir para o aprimoramento da democracia brasileira. Uma dessas ações poderia ser a consulta por meio de imagens aéreas disponibilizadas no aplicativo Google Earth Pro, bem como a análise de registros e documentos comprobatórios, a fim de verificar a existência e ocupação de povos indígenas nas áreas objeto de futuras demarcações. Ainda, o marco temporal não visa proibir futuras demarcações legais de áreas pertencentes aos povos originários, mas sim, (Sem vírgula) colocar uma limitação para que haja isonomia entre primitivos e produtores rurais. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade mais democrática, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |