Em 1500 chegaram os primeiros portugueses ao território que hoje conhecemos como Brasil, desde dessa essa época iniciou uma disputa com os indígenas que já ocupavam o país pela suas terras (Melhore a construção dessa ideia). Muitos anos depois (Vírgula) com a independência do Brasil e o avanço da civilização, produtores e indígenas entraram na disputa por terra, levando a um conflito que foi parar no STF (Desenvolva a sigla), atualmente está em julgamento o marco temporal, que defende que os indígenas só podem reivindicar terras ocupadas por eles depois da promulgação da Constituição federal, (Ponto final) Diante da situação temos um poblema que deve ser analisado e discutido de forma que garanta o direito indígena (Vírgula) mas não cause consequências graves ao país. (Reestruture as discussões apresentadas e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) De um lado (Vírgula) os povos indígenas teriam direito à terra, já que seus ancestrais estavam aqui antes de todos, além de que contribuem pela preservação ambiental, (Ponto final) Do outro (Vírgula) estão os produtores, que alimentam o Brasil e mandam alimentos para o mundo, ao perder essas terras os alimentos podem disparar de preços, colocando mais cidadãos brasileiros na fome. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) faz-se se faz necessário que o STF ouça os dois lados e faça reunião com especialistas em economia e cultura para tomar a melhor decisão (Vírgula) e após o resultado criar uma lei que puna quem desrepeitar a decisão, procurando assim ter a paz entre todos os brasileiros. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |